Natação não cura Asma!

Sempre me perguntam se a natação cura a asma. A resposta é bem simples: não, a natação não cura a asma! A asma é uma doença crônica e inflamatória que acomete as vias respiratórias, mais especificamente os brônquios. É associada a vários fatores desencadeantes como alergias, fatores climáticos, genéticos e irritantes ambientais como poluição e tabagismo, entre outros.  A natação não tem um poder de cura dessa inflamação, porém, sem dúvida nenhuma, é um modo agradável de melhorar a capacidade aeróbica e a qualidade de vida desses pacientes.

atividades-aquaticas-para-asmaticos-e-bronquiticos

Geralmente os asmáticos são incentivados a frequentar aulas de natação e realmente podem apresentar melhora da doença em muitos aspectos. A natação fortalece a musculatura respiratória e coordena os movimentos de inspiração e expiração, e, portanto, ocorre uma melhora na qualidade e no ritmo da respiração. Um benefício observado com a prática do esporte é o ambiente úmido das academias, que umidifica as vias aéreas e fluidifica as secreções. Outro ponto a ser lembrado é a posição horizontal do corpo durante o exercício, que acarreta menor resistência das vias aéreas.

atividade-esportiva-628x350

Mas alguns cuidados devem ser tomados para se obter o máximo do esporte: O cloro utilizado para desinfecção da água das piscinas se concentra na superfície da água e pode ser prejudicial ao sistema respiratório, causando edema de laringe e irritação nasofaríngea. Como escolher então a escola de natação? Sempre dar preferência às que possuem águas tratadas com sal ou ozônio, para evitar esses efeitos indesejados. Se não for possível, conferir se a escola tem um bom controle da sua água. Sinais que podem indicar piscinas com níveis elevados de cloro são: forte cheiro no ambiente, efeitos irritantes na pele, olhos e vias aéreas superiores.

asma2

Nunca praticar o esporte se você apresenta exacerbação da sua doenças alérgica. Nesses casos o exercício pode agravar os sintomas. Uma grande parte dos pacientes alérgicos apresenta a pele mais ressecada, então após a aula é importante que hidrate a pele.

Não é raro escutarmos histórias de nadadores asmáticos que começaram a praticar o esporte por causa da sua doença, e alguns chegaram até ao pódio olímpico. Porém nem todo asmático se adapta bem à natação. Todo exercício aeróbico é importante para os asmáticos, e para quem não gosta de água, existem muitas opções. Pratiquem vôlei, basquete, ciclismo, ou qualquer esporte em que realmente se sintam bem. E muito importante, não esqueçam de tratar a sua asma e se manter saudável para levar uma vida normal, sem restrições.

Captura de Tela 2016-07-13 às 10.51.20