Lesões no trabalho

O tema “Lesões no Trabalho” envolve uma gama de assuntos que vai desde condições adequadas para o trabalhador até interesses político-econômicos das multinacionais. Dor na coluna lombar, por exemplo, é uma questão mundial onde há gastos exorbitantes e o fisioterapeuta pode atuar no processo de consultoria e consequentemente redução desses números.


Cada trabalhador executa funções diferentes exigindo do corpo movimentações específicas e repetidas ou até mesmo posturas estáticas mantidas por muitas horas. Por exemplo, ficar sentado no escritório durante toda a jornada de trabalho. De maneira geral, o importante é mudar a posição ou o movimento a cada uma ou duas horas. Se você está sentado deve se levantar, ou, se está executando movimento repetido, deve interromper.

O corpo tem uma capacidade de adaptação ao movimento incrível e se você passar horas, dias, meses ou até anos repetindo a mesma coisa, seu corpo vai modelar naquela direção. Muitas vezes as causas das dores são de origem mecânica, geradas por esse estresse tecidual de mau uso repetido. Se na empresa que você trabalha tem ginástica laboral é interessante aderir, pois além de estar realizando o intervalo da sua função ocupacional, fazer alongamentos é sempre benéfico e relaxante. Lembrando que atividade física regular e boa alimentação também favorecem qualidade de vida. Se você está em dúvida sobre qual a melhor estratégia de prevenção de lesão no seu trabalho procure um fisioterapeuta.

Captura de Tela 2016-06-06 às 19.35.25