Asma e exercício físico

Sempre me perguntam nas consultas se ter asma contraindica realizar atividades físicas, ou qual a melhor atividade para um asmático. Antes de falar sobre isso, vale a pena esclarecer que o termo correto para bronquite alérgica é asma. Alguns pacientes falam, “não tenho asma e sim bronquite” ou acham que asma é um quadro grave com necessidade de uso de bombinhas (spray), e bronquite um quadro mais leve. Assim, a asma pode ser intermitente ou persistente e essa ainda pode ser leve, moderada ou grave.

Então, ter asma contraindica me exercitar?
Alguns pacientes não praticam atividades físicas por medo de entrar em crise.  Ela pode, sim, desencadear uma crise de asma. Por isso, a importância de realizar um tratamento com profissional especializado para controlar a inflamação brônquica e saber como tratar uma possível crise de asma. Controlando essa inflamação das vias aéreas o paciente terá um melhor rendimento de suas atividades. Sabemos que muitos atletas começaram se exercitando para combater a asma, e hoje são campeões.

Qual a melhor atividade física para o paciente asmático?
A natação é indicada para pessoas com asma porque apresenta fatores positivos como ambiente com umidade e temperatura adequada. No entanto, com treino apropriado e com a asma controlada, pode-se praticar qualquer esporte.

Como podemos diminuir o risco?

  • Controlar a intensidade do exercício;
  • Utilizar regularmente os medicamentos de controle da inflamação;
  • Utilizar broncodilatador 15 minutos antes da atividade física;
  • Não parar a atividade de forma brusca;
  • Tratar a rinite alérgica que pode estar presente em até 70% dos pacientes asmáticos, para evitar a respiração bucal;
  • Evitar exercícios em ambientes com baixa umidade e poluídos;
  • Se for alérgico ao pólen, evitar exercitar em ambiente externo na época da estação polínica.

A medicação preventiva é considerada doping?
Os medicamentos por via inalatória, broncodilatadores e os anti-inflamatórios corticosteroides, estão aprovados para serem utilizadas pelos atletas que sofram de asma induzida pelo exercício. Assim, a atividade física é SIM recomendada para o tratamento da asma. Deve ser praticada sempre, desde que não esteja em crise. E sempre comunicar seu professor que é um asmático.

Captura de Tela 2016-06-06 às 19.36.27