Alimentos funcionais. Você conhece?

Nos últimos anos, os consumidores estão se deparando com novos produtos alimentares, que prometem contribuir na busca por uma vida mais saudável. Os alimentos funcionais, conhecidos como alimentos que promovem a saúde humana, são a nova tendência do influente mercado alimentício. Os consumidores modernos buscam uma alimentação saudável e que ofereça benefícios adicionais, como prevenir doenças. E em consequência disso, observa-se o aumento do mercado de alimentos funcionais.

A Secretaria de Vigilância Sanitária do Ministério da Saúde no Brasil descreve que alimento funcional é “todo aquele alimento ou ingrediente que, além das funções nutricionais básicas, quando consumido como parte da dieta usual, produz efeitos metabólicos e/ou fisiológicos e/ou efeitos benéficos à saúde”. Os alimentos funcionais influenciam no bem-estar do indivíduo, que depende também de uma dieta saudável e atividade física. Por isso, o guia alimentar para a população brasileira recomenda o incentivo a essas práticas e atenta também para não se mistificar os componentes funcionais dos alimentos. É importante entender que os alimentos funcionais não são milagrosos, capazes de curar todas as doenças. Sendo assim, para obter os benefícios à saúde, é necessário o consumo regular desses alimentos, fazendo parte da associação de uma alimentação equilibrada e hábitos de vida saudáveis.

Dentre a lista de alimentos funcionais está o chá verde, o tomate, a maçã, a aveia, o cacau, a uva, o alho, a linhaça, o azeite de oliva, alguns peixes, entre outros.

tatiane-mail-signature-1captura-de-tela-2016-11-29-as-16-58-11